terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bomba! Lixo hospitalar é descartado irregularmente em Rosário


VEREADORES E ADVOGADO EM VISITA AO DELEGADO DE POLÍCIA


Os vereadores da cidade de Rosário receberam uma denúncia sobre a destinação irregular de lixo hospitalar enterrado ilegalmente em um terreno no povoado São Simão, em Rosário. A recomendação do MS e da VISA é que todo lixo hospitalar tenha uma destinação final de acordo com a lei sanitária, e não jogado em qualquer lugar e de qualquer maneira.

Após receberem a denúncia, os vereadores Magno Nazar (PRP) e Nazareno Barros (PTdoB), foram, ‘In loco’, na tarde desta segunda-feira (02), verificar se havia veracidade na denúncia. Ao chegar no local indicado por populares, os vereadores constataram o crime.

LIXO EXPOSTO NO SESP FLAGRADO MÊS PASSADO
O lixo hospitalar destinado de forma irregular põe em risco a vida e a saúde de quem utiliza a área diariamente. O local onde o lixo foi descartado, é, na verdade, uma área de preservação ambiental que detém dezenas de plantações de uma fruta nativa conhecida como Muricy. A poucos metros do local, várias lagoas também podem ser atingidas pela contaminação causada pelo lixo.

Várias seringas, agulhas, luvas, escalpes e outros materiais de uso hospitalar foram localizados expostos ao solo. A priori foi detectado que alguém escavou um buraco, utilizando-se de uma máquina, e logo após enterrou o lixo. Porém, muitos materiais perfuro-cortantes e contaminados ficaram à vista e ao alcance das pessoas, ameaçando qualquer cidadão que trafegar próximo ao local.

Os vereadores Luis Carlos, o Kiko (PP), Carlos do Remédio (SD) e o presidente da Câmara, vereador Agenor Brandão (PV) também participaram da operação.

LIXO EXPOSTO NO SESP FLAGRADO MÊS PASSADO

Após o flagrante da irregularidade, os vereadores se reuniram com a assessoria jurídica da câmara para ver a melhor maneira de proceder com o caso. O Dr. Mozart Baldez, ao lado dos parlamentares, levou o caso ao delegado de polícia civil de Rosário, Dr. Marconi Caldas. Na delegacia, os vereadores solicitaram ao delegado abertura de um inquérito policial para investigar o crime ambiental e, consequentemente, punir o autor desse ato irresponsável.

VEREADORES REGISTRANDO B.O
Dr. Marconi, por sua vez, disse que tomará todas as medicas investigativas para apurar o caso e tentar descobrir o infrator, inclusive, abrindo processo de investigação criminal solicitado pelos parlamentares.

No dia 12 de janeiro deste ano, uma comissão composta pelos vereadores Agenor Brandão, Magno Nazar, Preto do Raça, Jardson Rocha, Kiko, Ademar do Sindicato, Nazareno Barros e Carlos do Remédio realizaram uma inspeção ao único hospital público da cidade de Rosário, o SESP. Durante a visita, os vereadores encontraram diversas irregularidades, e uma delas foi justamente o acumulo de lixo hospitalar jogado nas dependências externas do hospital. E pior, ao alcance de qualquer pessoa.

Há uma suspeita de que o lixo encontrado em São Simão seja o mesmo encontrado no SESP mês passado. No entanto, só a perícia técnica e as investigações poderão afirmar de onde partiu essa prática maldosa. Se após as investigações for constatado que o lixo é de responsabilidade do município, que é o que tudo indica, a prefeita Irlahi Linhares (PMDB) deverá enfrentar mais um problema no poder legislativo municipal.

 MATERIAL PERFURO-CORTANTE AO ALCANCE DE PESSOAS NO SESP


Outro problema é a suspeita de existência de restos cirúrgicos enterrado no local. Um odor forte e a presença de moscas foram a causa da suspeita. Só que o SESP não está realizando cirurgias, e é aí que entra a dúvida. Como só há duas fontes que produzem esse tipo de lixo na cidade de Rosário, pois, além do hospital municipal, tem, também, a clínica particular de propriedade de Irlahi Linhares. Se por acaso ficar provado que o lixo partiu de algum desses citados acima, é a prefeita quem deverá ser responsabilizada.

Na manhã desta terça-feira (03), a denúncia dos vereadores será protocolada junto ao Ministério Público, para que, assim como a polícia investigativa, o MP também entre no caso e apure o ocorrido.

Ao ser interrogado, o presidente da Câmara de Rosário disse que dará todo apoio necessário para ajudar a encontrar o autor desse crime, que, além de ser ambiental, é, também, de saúde pública. As comissões permanentes da casa deverão encabeçar a linha de frente no parlamento. O vereador Luis Carlos (Kiko), presidente da comissão de meio ambiente da câmara, e o vereador Carlos do Remédio, presidente da comissão de saúde, devem produzir relatórios sobre o fato e entregar à mesa diretora para que tome medidas de cunho político.

Veja os vídeos:





Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

10 comentários:

  1. Crime ambiental gravíssimo que pode botar na cadeia as "responsáveis irresponsáveis" secretária e prefeita da cidade de Rosário; administração que só pensa em seus apadrinhados, deixando o povo na verdadeira merda!!!

    ResponderExcluir
  2. lixo é de responsabilidade do poder público, no caso a administração da prefeitura representada pela coleta pública . embora seja lixo hospitalar. se for apurada culpa o chefe do executivo no caso a prefeita que deverá ser responsabilizada! tem que investigar!

    ResponderExcluir
  3. A prefeita irlahi ta provando o yanto que é irresponsável, não tá nem aí pra saúde fo povo,só quer daber do dinheiro da saúde dp povo pra aplicar na sua clínica. Tome vergonha

    ResponderExcluir
  4. é e vao gasta quase 500.000.00 no carnaval. prefeita a senhora quee dona de hospital. isso e uma vergonha prefeita

    ResponderExcluir
  5. pasmem senhores, mais é muito estranho essa estória desse lixo , são sempre os mesmos personagens que fazem essas denúncias , e sempre após supostas vistorias em determinados locais , locais esses previamente escolhidos , com único objetivo de tentar destruir a imagem da prefeita Irani linhares moraes , esses edis como eles gostam de serem chamados são os mesmos que votaram contra o povo de rosário e a favor das contas do bimba , é tão descabida e sem sentido que eles, fazem a entender que a prefeita , faz cirurgia , coleta e descarta o lixo hospitalar se são tão preocupados com a saúde pública porque será que eles não fazem a mesma vistoria na feira pra ver como é acondicionado o pescado o marisco adorei frutas, legumes e verduras , esses vereadores não SÃo de confiança tudo que vem deles e suspeito cheira a armação

    ResponderExcluir
  6. Seria de bom tom esclarecer que a Secretaria de Saúde não recolhe lixo, nem o descarta. Isso é de competência da Administração. O SUS cria regras bem claras de como os recursos da saúde podem ser gastos Leiam a Lei Complementar nº 141, notadamente em seu Capítulo II.

    ResponderExcluir
  7. É à secretária é que tá postando esses comentário

    ResponderExcluir
  8. Culpada é a secretaria q n ta nem ai para os rosarienses,alias ela q saber so dos baboes q ficam na secretaria de saude.cader o queixo de pau joaquim neto agora é a hora de vc sugador coloca o vedeo dessa materia desse lixo e coloca nos qtos cantos de rosario,ou vc agora n pode ou vc tem alguma coisa pressa q fazer cm nna epoca de bimba a sua vida era coloca os vedeos nos quartos canto de rosario....

    ResponderExcluir
  9. Gente, esses vereadores ou tem muita inveja ou têm um amor platônico pela secretária... Viram como eles atacam direto ela??? Da pra sentir que o lance e pessoal... Estou desconfiando dessa história...

    ResponderExcluir
  10. O campo do murici é do salafafra fo rj que já vendeu pra prefeita muquirana O

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe