terça-feira, 4 de agosto de 2015

Primeira sessão e o primeiro bate-boca na Câmara de Rosário

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



Logo na primeira sessão do segundo semestre do ano legislativo da Câmara Municipal de Rosário, aconteceu o primeiro bate-boca entre dois parlamentares da casa.

Após a sessão solene que deu iniciou aos trabalhos, os vereadores fizeram abertura da sessão ordinária, onde votaram três importantes propostas e encaminharam outras tantas para as comissões permanentes.

Ocorre que, ainda no pequeno expediente, o vereador Sandro Marinho (PSD) havia reclamado de materiais de higiene pessoal nos banheiros da câmara, insinuando que o presidente Agenor Brandão (PV) não estaria conduzindo bem a casa como deveria, reiterando que os funcionários e os próprios vereadores reclamam de sua gestão desde o primeiro mês que assumiu como presidente.

Sandro alegou ainda, que foi um dos principais personagens que colocaram Brandão no comando do legislativo, afirmando, inclusive, que enfrentou resistências entre alguns colegas que queriam a permanência do ex-presidente Léo Cavalcante (PTB) no cargo. No entanto, como já havia dado a palavra, Sandro disse que trabalhou nos bastidores para eleger o hoje presidente da Câmara.

Brandão retrucou e rebateu as acusações do colega de parlamento. O presidente explicou que há materiais de higiene na dispensa da câmara e desafiou o vereador Sandro Marinho que indicasse o servidor que lhe informou a mentira. Na continuação do pronunciamento, Brandão disse que lamenta a perseguição sofrida desde que assumiu a presidência da Câmara, há exatamente seis meses, e sugeriu ao vereador que, quando tivesse algo contra ele, o chamasse para uma conversa reservada no gabinete ou em qualquer outro lugar. “Sou homem suficiente para sentar com vossa excelência em qualquer lugar, seja no meu gabinete ou em qualquer outro lugar que vossa excelência sugerir. Eu não entendo essa perseguição que tenho sofrido desde que assumi a presidência desta casa, pois já fui acusado injustamente por algo que não cometi e fui absolvido, tentaram tirar meu mandato de vereador e até de presidente. Se é algum problema pra resolver, me comunique que eu resolvo o seu problema”. Desabafou.

Zangado com o pronunciamento de Sandro, Agenor Brandão ressuscitou a polêmica CPI da Saúde, dizendo que irá recolocar em pauta nas próximas sessões. Ele sugeriu que os vereadores haviam assinado o requerimento de abertura da comissão e três meses depois retiraram as assinaturas, alegando que a prefeita Irlahi Linhares (PMDB) teria conversado com os parlamentares, fazendo-os tomar tal atitude.

A denúncia levantada por Brandão na tribuna fez com que os vereadores Léo Cavalcante (PTB), Jardson Rocha (PP) e Pedrosa Necó (PSB) se manifestassem contra sua fala. Eles disseram que a retirada das assinaturas da CPI se deu por causa de uma manobra política, ou seja, alguém estava querendo usar os vereadores para tentar barganhar com a prefeita Irlahi usando a CPI.

Pedrosa Necó, líder do governo na Câmara, sugeriu a criação de uma preposição na próxima sessão para enterrar de vez essa polêmica em torno da CPI da Saúde, que já dura mais de quatro meses. Brandão, porém, garante que a CPI vai dar prosseguimento e que na próxima sessão vai recolocar na pauta de debates no parlamento rosariense.

Pelo visto o negócio vai esquentar...


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Um comentário:

  1. Creio que falta maturidade política ente os nobres vereadores batendo boca por falta de produtos de limpeza da câmara, enquanto a população rosariense sofre com a falta de segurança publica nas ruas, buracos, falta saneamento básico, deveriam está batendo boça com o secretário de segurança do estado cobrando uma atitude mais enérgica, deveriam está batendo boça com o DNIT sobre a situação da entrada da cidade, msm sendo órgãos estaduais e federais nada os impede de cobrar pois foram eleitos para serem a voz do povo rosariense.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe