domingo, 8 de março de 2015

Evocação de uma Paixão



Por Senador Roberto Rocha

Neste 8 de março completam-se 14 anos da morte de meu pai, LUIZ ROCHA. O seu legado, como político, é tarefa para o escrutínio de historiadores. Evoco aqui um outro legado, intangível, que muitas vezes é o maior que podemos deixar: o legado da paixão que a sua vida projetou em outras vidas e que o tornaram um tipo singular.

Faço isso ao imaginar como seria a sua presença no ambiente do Senado Federal, o único cargo eletivo, em sua carreira de político no Maranhão, que ele jamais ocupou.

O primeiro traço que destaco, e que o distingue, é a característica de quem arrancou o destino com as próprias mãos. O roteiro clássico do filho que desprende-se das duras condições de vida familiar e transcende com esforço próprio, tornando cada passo uma conquista. Assim foi nos estudos, assim também em sua trajetória pública.

Max Weber distinguia três qualidades para quem deseja seguir a carreira política: paixão, sentimento de responsabilidade e senso de proporção. A paixão é a devoção a uma causa, aquilo que nos impele e que não pode ser medido pelas dificuldades que enfrenta. A paixão precisa ser “domada” por uma responsabilidade, sem o que transforma-se em delírio estéril. E, finalmente, é necessária uma qualidade psicológica, o senso de proporção, que se traduz na capacidade de não ignorar os fatos, conservando o espírito em calma interior, mantendo-se à distância das atribulações. Enxergar a floresta, sem se afastar das árvores.

São qualidades raras, pois conflitantes. Como conciliar a paixão com a proporção?

Essa, talvez, seja a maior lição que recolho de sua vida. Lição que ele formulou no calor da vida, no contato com as pessoas, na abertura pelo diálogo, no genuíno sentimento de gostar das pessoas e gostar da vida.

Fazem falta essas virtudes hoje, nos corredores do Congresso Nacional. Nossa política vestiu-se de armaduras invisíveis, belicosas, de negação do outro, de extermínios simbólicos.

Evoco meu pai porque com ele continuo nosso diálogo íntimo, de pai e filho, e peço suas bênçãos e sabedoria para me conduzir com a paixão e a proporção que de sua vida transbordavam.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe